O lado negativo que vejo, é que muitos tem supervalorizado a técnica, a qualidade vocal, ou musical, mas se esquecem que Deus não vê como o homem vê, ele busca adoradores que o adorem em espirito e em verdade.
HERESIA! (diriam alguns neste momento).
Não estou dizendo que não deve haver preparo, obviamente que deve haver, é igual o pregador que deve se dedicar estudando a palavra, o músico ou o cantor também precisa se preparar ensaiando e estudando a música.
Contudo a minha preocupação é com alguns casos onde tal supervalorização da técnica torna o músico evangélico, seja cantor ou instrumentista, obcecado pela qualidade do som, mas esquece da qualidade da verdadeira adoração, deixando de lado questões básicas como sua vida de obediência a Deus.
E nestes casos, não são raras as vezes que ouvimos falar de lugares onde o púlpito virou palco, a adoração foi esquecida, e no lugar existe apenas meras "apresentações musicais", ditas evangélicas, que na grande maioria das vezes o único objetivo são os ganhos financeiros, ou o inchamento do ego de alguns.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
João 4:23
Uma breve ilustração negativa:
Assista esse vídeo onde irmãos americanos com bom humor tocam um pouco neste assunto.
Uma breve ilustração positiva
Apenas para ilustrar um pouco o que estou falando, vou usar como exemplo algo que ocorre em minha igreja local. Vou citar como exemplo um belo coral conhecido como Coral Primeiro Amor, que inclusive no ultimo domingo dia 06/07/2014, foi realizado um lindo culto em ação de graças pelo segundo aniversário deste coral.
Um coral simples, onde não existe nenhum musico profissional, mas um coral que canta com alegria, e garanto a você que não foram poucas as vezes que a igreja sentiu a presença de Deus com este coral.
Eu acho que fica bom usa-los para exemplificar pois é um coral infantojuvenil, que apesar das aparências, o louvor é levado bastante a sério, e os lideres deste trabalho que envolve também coreografia infantojuvenil, puxam bastante essa parte técnica, mas tanto quanto a técnica, as crianças também são ensinadas e auxiliadas na parte espiritual, e garanto que muitos frutos deste trabalho tem sido colhido, tanto nos lares dos pais destas crianças, quanto na igreja.
Pode algum dito especialista em musica dizer enquanto eles cantam: " o tom do hino não está correto", ou "o ritmo não é esse" ou qualquer coisa parecida, mas tenho certeza que não vai poder contestar os testemunhos de vidas que estão sendo transformadas.
Como uma singela homenagem a este "pequeno grande coral", vou deixar aqui publicado três dos hinos que foram cantados por eles neste culto de ação de graças do dia 06/07/2014:
Hino: Toma o Teu Lugar
Hino: Deserto
Hino: Enquanto Eu Viver

Nenhum comentário:
Postar um comentário